quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Águas do Jacuípe realiza intercâmbio em Agrofloresta

O Jardim Florestal Jequitibá foi o local escolhido para a atividade de intercâmbio do Projeto Águas do Jacuípe, entre os dias 27 e 29 de agosto, no município de Jaguaquara-Ba.
Henrique Sousa, agrônomo e agricultor familiar, foi o nosso guia e nos ensinou sobre as regras da convivência, as dinâmicas da natureza e a maneira como co-criamos com ela.
Henrique Sousa
Agricultores/as familiares de diferentes gerações tiveram a oportunidade de observar o manejo de um SAF - Sistema Agroflorestal, com a experiência de quem vem há mais de 18 anos produzindo e garantindo o sustento de sua familia com o que sai do seu sitio abundante. 
A região produz Cacau
"A primeira condição para você ter uma Agrofloresta é desejar um ambiente agradável, um local onde você pode ter uma produtividade mais ampla, com biodiversidade", responde Henrique. 
A Agrofloresta nos ensina sobre o principio da cooperação, a biodiversidade nesse sistema toma forma a partir de associação entre espécies diferentes que se ajudam mutuamente. Mas, para começar um SAF é preciso de sementes, nos lembra Henrique Sousa, "a gente precisa começar a criar o hábito de conseguir sementes diversas, e sair por aí coletando e ir plantando junto com as culturas já conhecidas", na Agrofloresta uma planta cria as condições para que outras cresçam, e ao fim do seu ciclo, serve de cobertura e nutrientes para o melhoramento do solo.
Pupunha

No Jardim Florestal Jequitibá a lista das espécies é impressionante: cacau, cupuaçu, açaí, bananas diversas, abacate, mandioca, inhame, cítricos, pitanga, cajá, manga, jaca, ipês, mogno africano, vinhático, cedro ... grande diversidade de espécies madeireiras e frutíferas, uma sala de aula ao ar livre.
Cobertura do solo
O Projeto Águas do Jacuípe é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia – Núcleo Sertão, com patrocínio da Petrobras e parceria da UNAVAR - União das Associações de Várzea da Roça, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea da Roça, CODES - Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, Prefeitura Municipal de Várzea da Roça, Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho e Associação Comunitária de Cruz de Alma.

Nenhum comentário: