terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sementes da Chapada lança "Diversidade no Quilombo"



O encerramento das atividades do Projeto Sementes da Chapada: o Saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade aconteceu no domingo (17/08) e foi um entardecer de celebração e festa.

Na oportunidade foram lançados o dvd e a cartilha “Diversidade no Quilombo”, fruto de um ano de atividades, incluindo a pesquisa que deu origem a esses produtos. “A cartilha e o dvd é um importante material não só para a comunidade quilombola mas também para toda a sociedade, pois reforça o valor da agricultura familiar e da biodiversidade ao registrar aspectos interessantíssimos desta riqueza que está atrelada a cultura popular”, ressalta Catarina Camargo educadora do projeto.

Foi realizada uma exibição do video ao ar-livre na igreja do Bananal, a plateia atenta pode se ver na tela grande e reafirmar a riqueza da biodiversidade encontrada nos seus quintais. Com risos e expressoes de surpresa e felicidade os moradores assistiram encantados sua própria história.

A Comunidade Quilombola de Barra, Bananal e Riacho das Pedras esteve presente na festa, com direito a roda de samba e culinária típica quilombola, como a paçoca e o cuzcuz, ambos feitos com a castanha do pequi, produto bastante presente na cozinha local.

Esse retorno para a comunidade é um momento de fortalecimento dos laços e uma maneira de agradecer o fato deles terem permitido que entrássemos em seus quintais e registrássemos parte desse conhecimento popular passado entre as gerações. Sistematizar esse conhecimento em uma Cartilha permite deixar para a memória das futuras gerações algo concreto.

O Sementes da Chapada agradece a todas as pessoas da comunidade quilombola que foram fundamentais para a concretização do projeto e ao IPHAN, nas pessoas de Maria Paula, Nalva e Sayonara, que deram todo apoio e assessoria durante este processo.
Cuzcuz com castanha de Pequi

Realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia, o Projeto “Sementes da Chapada: o saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade”, contemplado no Edital Chamada Pública n. 1/2012, Mapeamento, Documentação e Apoio ao Patrimônio Cultural Imaterial, tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Fotos: Leila Aquino























Nenhum comentário: