segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Projeto Águas do Jacuípe

O projeto Águas do Jacuípe começa sua caminhada e durante dois anos vai sensibilizar a população de Várzea da Roça na Bahia, mobilizando cerca de 450 pessoas na missão de recuperar as matas ciliares das nascente do rio Jacuípe.
Para isso conta com a participação e envolvimento de professores e estudantes das redes públicas municipais e estaduais de ensino, além das parcerias locais para que se efetive as novas práticas sustentáveis em substituição àquelas como o desmatamento, comum entre alguns proprietários que estão às margens das nascentes.
"Antigamente a água era corrente, a gente não tinha cercas para os animais, a cerca era o rio que corria constante" relata Ariel Carneiro, mateiro que nos guiou na caminhada de reconhecimento do território e sua fauna e flora, "as plantas que a gente mais encontra na beira do rio é a Carne D´Anta e a Quixabeira, mas vemos muitas outras também", afirma Ariel. 
O Projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental e parceria da UNAVAR - União das Associações de Várzea da Roça, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, CODES - Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe e Prefeitura Municipal de Várzea da Roça.

Um comentário:

MARCELO disse...

PARABÉNS PELO BELO TRABALHO QUE VÃO DESENVOLVER, DESEJO A TODOS QUE DEUS LHES DÊ FORÇA, HARMONIA,COMPREENSÃO, NESTA LUTA EM PROL DA FAUNA E FLORA.