sexta-feira, 28 de março de 2014

Rotas marcam segundo dia da Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia

O segundo dia da I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia foi marcado pelas visitas às diversas experiências agroecológicas nos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina. A Rota Verde visitou o Banco de Sementes, em Serrinha (BA), e a propriedade agroecológica da família de Abelmanto, agricultor experimentador acompanhado pelo MOC. A Rota Vermelha visitou experiências de luta pela terra, comercialização e economia solidária nos municípios de Cansanção e Monte Santo (BA). Rota Lilás visitou a Feira Agroecológica em Jacobina (BA), a Escola Família Agrícola de Jaboticaba e Grupo de Mulheres Produtoras, em Quixabeira (BA). Os cerca de 200 participantes passaram o dia nas rotas, almoçaram nas comunidades e trocaram saberes a partir de suas realidades.


Para a pescadora e representante da Associação de Pescadoras e Pescadores de Remanso (APPR), Carmem Lúcia Moreira, as Rotas são uma iniciativa muito boa. “Nesses encontros vemos o que temos em comum e a forma que podemos melhorar o nosso trabalho”, afirma. Marilene Santos da Silva, agricultora e integrante do Grupo de Mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, em Camamu, aponta que o mais importante é poder levar os aprendizados e trocar com as outras companheiras do grupo. “Como a gente trabalha com essa rotina, para mim é uma riqueza! Vejo aqui no semiárido tanta produção, tanta coisa boa, mesmo com pouca água. E lá onde estamos, que tem muita água nem sempre sabemos aproveitar, cultivar como fazem no sertão”, conclui.


A I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia teve inicio no dia 25/03, em Conceição do Coité. Hoje o encerramento fica por conta de uma caminhada no centro da cidade. Organizada pela Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA), a Caravana é uma das atividades preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia, que acontecerá em maio, no município de Juazeiro-BA.

Acompanhe a cobertura diária e fotos pela página no Facebook:

Integram a AABA:

Nenhum comentário: