sábado, 22 de março de 2014

Águas do Jacuípe realiza intercâmbio em Umburanas

O Primeiro intercâmbio do projeto Águas do jacuípe foi realizado no dia 21 de março no município de Umburanas, onde tivemos a oportunidade de conhecer a propriedade de Francisco de Assis Cardoso, o Chico, agricultor visionário, um dos primeiros participantes do Projeto Policultura no Semiárido em seu município.
Foi uma oportunidade para as famílias participantes do projeto, que vão implantar agroflorestas em suas propiedades, conhecerem uma experiência bem sucedida de manejo sustentável e gestão das águas numa região mais seca que a de Várzea da Roça.
Chico foi monitor do Projeto Policultura no semiárido durante 4 anos, mobilizando e sensibilizando a comunidade local, “Policultura para mim é a diversidade de plantas, misturando nativas e frutíferas com a roça de feijão, de milho, mamona… chamamos de policultura esse conjunto de plantas” define o agricultor.
A visita tras uma nova perspectiva para as famílias intercambistas que se preparam para iniciar a criação de sistemas agroflorestais - SAFs em suas áreas. “Vimos aqui a maneira como o Chico fez o reflorestamento da propriedade,
integrando a criação animal com a produção vegetal, a produção de alimentos, o que atualmente permite a ele se sustentar do que produz coisa que não era possível nessa mesma propriedade há 12 anos atrás”, explicou Dirce Almeida, coordenadora do projeto Águas do Jacuípe.


Nenhum comentário: