quarta-feira, 10 de julho de 2024

Pronara Já! Uma Exigência Urgente para Proteger a Vida

 

PRONARA, JÁ!  Esse foi o grito das representantes do Semiárido no 
último dia da plenária nacional da @ana_agroecologia na última semana

O Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), como membro integrante da Articulação de Agroecologia da Bahia e do Fórum Baiano de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos, reafirma com veemência a necessidade imediata de implementação do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara).

Esse programa, construído ao longo de anos pela sociedade civil organizada, representa uma ferramenta fundamental para proteger a saúde da população e o meio ambiente dos efeitos devastadores dos venenos agrícolas. Sua implementação não pode mais esperar.

Diante da grave crise sanitária, ambiental e alimentar causada pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil, o Pronara surge como uma alternativa concreta e urgente. Suas diretrizes, que incluem a redução gradual do uso de agrotóxicos, o fortalecimento da agricultura agroecológica e a promoção de alimentos saudáveis, devem ser adotadas imediatamente pelo Governo Federal.

O IPB, junta-se as inúmeras organizações da sociedade civil, coletivos populares, pastorais na exigência que o Pronara seja lançado e implementado de forma integrada ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), no próximo dia 16 de julho.

Não podemos mais esperar. A vida das pessoas, a saúde do planeta e o futuro da nossa alimentação dependem da implementação urgente do Pronara. 

É hora de agir em defesa da agroecologia e da soberania alimentar. Pronara Já!

Nenhum comentário: