sexta-feira, 10 de maio de 2024

Audiência Pública Urbanização e Verticalização em Salvador


No último dia 9 de maio, quinta-feira, às 9h15, no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia no CAB, testemunhamos uma movimentação importante e engajada da comunidade soteropolitana. Foi uma celebração do nosso direito à cidade e do compromisso em denunciar os ataques ao meio ambiente.

Essa audiência pública foi mais um instrumento valioso para que as reivindicações da população fossem ouvidas e soluções fossem apontadas. Todos nós, unidas e unidos, deixamos claro que o lucro não pode estar acima dos direitos da comunidade, nem da Natureza.

Rejeitamos veementemente a construção de prédios que destroem áreas de restinga, criam sombreamento nas praias e sobrecarregam os sistemas de esgoto e vias de circulação. Defendemos que todas as novas construções na cidade sejam precedidas de estudos de impacto ambiental e social, com especificações e complementos necessários.

Essa foi uma vitória inestimável para nós, que lutamos pela preservação do nosso espaço e pelo direito a uma cidade mais justa e sustentável. Agradecemos a presença e o engajamento de todas as organizações e coletivos que se fizeram presentes, fortalecendo essa luta fundamental para o futuro de Salvador. Representando o Instituto de Permacultura da Bahia estava a Clara Domingas, pesquisadora e também integrante do Fórum Permanente de Itapuã e do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté

Juntos, juntas seguiremos vigilantes e determinadas(os) a garantir que os interesses da população e da Natureza prevaleçam sobre os interesses puramente lucrativos. Este foi mais um passo importante na construção de uma Salvador mais humana e equilibrada.





***********

Entidades e Coletivos que marcaram presença:

@forumpermanentedeitapua.ofc @emdefesadoabaete @permaculturabahia @coletivostellamaris @gambabahia @nosso_quilombo @salvadorindigena @espaco_verde_itapua @pordsol18 @pracacarlosbastos.pedradosal @aguasdeitapua_ @almacrioulla

Nenhum comentário: