Para dar suporte as atividades no vieiro, também serão construídos um depósito para armazenamento que funcionará como um banco de semente e um anexo onde serão beneficiadas e ensacadas as sementes para a produção das mudas.
Boa parte das mudas foram produzidas em parceria com a Associação Comunitária de Cruz de Almas, existem aproximadamente 1.000 mudas que serão transportadas ao viveiro, todas espécies nativas coletadas na região. As mudas criadas no Viveiro serão utilizadas nas Agroflorestas implantadas nas beiras dos rios.
“A nascente do Riacho do Urubu nasce aqui na comunidade de Cruz de Alma e por essa proximidade, também pela participação da Associação Comunitária que já era parceira do Núcleo Sertão do IPB, pensamos que era um local que reunia as condições ideais para a implantação do Viveiro” afirma Alajaque de Jesus, técnico do Águas do Jacuípe.
No local onde será implantado o Viveiro funcionou durante muito tempo a horta comunitária da associação, “agora com o Viveiro esperamos aprender mais e fazer cursos, acho que vai valorizar ainda mais o trabalho da associação” afirma Raimunda Carvalho, uma das associadas.
Foto: Beto Oliveira |
O Projeto Águas do jacuípe é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia, com patrocínio da Petrobras e parceria da UNAVAR - União das Associações de Várzea da Roça, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, CODES - Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe e Prefeitura Municipal de Várzea da Roça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário