Durante a reunião foi conversado com a família sobre a idéia de realizar um trabalho na propriedade que vá além do reflorestamento de duas áreas, onde há o interesse de plantar um quintal agroflorestal. A proposta é integrar melhor as atividades da unidade produtiva familiar, seguindo os princípios da agroecologia, buscando uma nova forma de organizar o sistema produtivo, preservando a natureza e produzindo alimentos.
A família desenhou um mapa da propriedade identificando os recursos disponíveis e seus usos. Durante a conversa ficou nítida a grande dificuldade que a seca causou e vem causando à família, inviabilizando várias atividades produtivas que eram realizadas, o que garantia uma maior renda. "Hoje, a minha maior renda na propriedade vem da venda do meu trabalho, eu trabalho pros outros", disse Dodó.
Um sonho apresentado por Dodó, enquanto o mapa era construído, é que no futuro sua propriedade tenha mais árvores, o que pode aumentar sua produção de mel e melhorar a qualidade de seus pastos, que hoje se encontram tomados pela malva, devido à morte do capim pela seca.
Ao final da reunião ficou acertado uma nova conversa para dia 19 de fevereiro, para seguirmos com o planejamento da unidade produtiva familiar, discutindo sobre a visão futura da propriedade e quais mudanças serão necessárias para melhorar o sistema produtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário