sexta-feira, 16 de maio de 2014

Viveiro Escola: criando vida e educando para o reflorestamento da Caatinga


A manhã do sábado, 10 de maio, foi um marco para o Projeto Águas do Jacuípe, com a Inauguração do Viveiro Escola e da Casa de Sementes na área da Associação Comunitária de Cruz de Alma, consolidando mais um espaço de educação ambiental no município de Várzea da Roça-BA. De acordo com Dirce Almeida, coordenadora do projeto,  a parceria do projeto com a referida associação ajudou a tornar realidade um sonho dos associados de restaurar a vegetação nativa da Caatinga no município através do reflorestamento, por isso mesmo esse encontro tem produzido bons frutos. Outro aspecto importante para a escolha da localização do Viveiro Escola é o fato da maioria das nascentes do Riacho do Urubu localizam-se próximo à Comunidade Cruz de Alma.
A Caatinga é um dos biomas brasileiros mais degradados, sobretudo pelo aumento da criação de gado e exploração madereira, um dos focos do Águas do Jacuípe é o reflorestamento através da criação de agroflorestas que transformarão a paisagem local, “é preciso produzir e plantar mais árvores nessa caatinga, nesse município, porque as áreas estão muito degradadas e as beiras dos rios estão sem vegetação árborea” ressalta Renata Rangel, assessora pedagógica do Águas do Jacuípe.
Para Leonarda Lopes, jovem estagiária do Águas do Jacuípe, o viveiro tem importância didática e de reconexão com a natureza para a juventude local, “porque tem muitos jovens que não conhecem várias árvores de nossa região e o Viveiro Escola está proporcionando isso, porque os jovens podem vir e ver os tipos de mudas, as plantas e aí podem passar a conhecer mais”. Na ocasião foram entregues os certificados do Curso de Produção de Mudas e Viveiros, realizado pelo projeto no final de 2013. 

Ao lado do Viveiro foi construida uma Casa de Sementes, onde funciona um banco de sementes crioulas e nativas.  Segundo Gerivaldo Santana, técnico do Águas do Jacuípe, o banco de sementes é algo que pode ser replicado em outras comunidades e assim garantir a perpetuação das espécies nativas, “estamos focando apenas nas sementes nativas daqui da nossa região, podemos encontrar Ipês que aqui conhecemos como Pau D´arco, a Aroeira, a Baraúna, o Cedro Branco, a Quixabeira e o Juá que são plantas encontradas nas beiras dos riachos".
O Projeto Águas do Jacuípe é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia – Núcleo Sertão, com patrocínio da Petrobras e parceria da UNAVAR - União das Associações de Várzea da Roça, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Várzea da Roça, CODES - Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe, Prefeitura Municipal de Várzea da Roça, Associação Comunitária de Lagoa da Preta e Capoeira do Milho e Associação Comunitária de Cruz de Alma.
Link para o álbum de fotos do facebook

Nenhum comentário: