quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Instituto de Permacultura da Bahia visita Ouricuri e realiza oficina na Escola Rural


Em julho o Instituto de Permacultura da Bahia, representado pelo projeto Escola Umbuzeiro, visitou a Escola Rural Ouricuri (ERO), localizada no sítio Lagoa do Urubu município de Ouricuri. Ofereceu uma oficina de tintas de terra, facilitada por Itana e Oberdan. O projeto Cores da Terra foi desenvolvido na UFV pelos professores Anor e Irene, e está sendo propagado pela Ecola Umbuzeiro.

No blog da Ong Caatinga há todo um relato sobre o acontecido. Deixo com vocês apenas um trecho da postagem sobre o tema e espero que vistem o novo site da ONG Caatinga.

.*.*.*.*.*.*.*.

publicado por



Por Kôca Silva

No último dia 18, a Escola Rural Ouricuri (ERO), localizada no sítio Lagoa do Urubu município de Ouricuri recebeu a Visita do Instituto de Permacultura da Bahia (escola Umbuzeiro) que ofereceu uma oficina de tintas de terra, facilitada por Itana e Oberdan, ambos integrantes da escola Umbuzeiro.

O Projeto Cores da Terra resgata e aperfeiçoa o uso tradicional de barro e outras técnicas para produzir tintas para pintura de residências.  As tintas com as Cores da Terra podem ser preparadas com cola branca pura (cola de madeira), ou cola branca mais cal e óleo, ou grude (feito com polvilho azedo ou goma de tapioca)...

Para ler mais clique Aqui.

Nenhum comentário: