Projetos

PROJETOS EM ANDAMENTO

Formação Cidadã e Portal dos Canteiros Coletivos

No segundo semestre de 2012, o movimento Canteiros Coletivos decidiu se envolver mais profundamente com as comunidades do entorno dos espaços então escolhidos, provocando-as a tomar para si a responsabilidade de manter as áreas verdes e bem cuidadas.
Neste sentido, foi muito importante a parceria com o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), que viabilizou a aprovação do Projeto Formação Cidadã e Portal dos Canteiros Coletivos através do apoio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi.
Com a proposta, as intervenções espontâneas nas áreas do Gantois e do Engenho Velho de Brotas se transformam agora em oficinas formativas, com duração de dez meses.
A ideia é potencializar as ações nas duas comunidades, instrumentalizando-as com tecnologias sociais que permitam a manutenção das áreas verdes, as intervenções artísticas e o uso mais sustentável do espaço público em seus bairros.
Outro componente importante do projeto é a proposta de capacitar jovens lideranças locais para comunicar e disseminar suas intervenções, gerando conteúdo online que ajude a mobilizar moradores, outras comunidades e atores interessados em replicar as experiências.

As aulas gratuitas, divididas em duas fases de cinco meses, são de:

Princípios de Ecologia
Ajudam a planejar o uso do espaço público de forma integrada através da abordagem de princípios básicos dos ciclos naturais de energia e matéria e da transmissão de conteúdos sobre o equilíbrio e desequilíbrio na relação homem com a terra, a reprodução de espécies e o manejo de hortas.

Jardinagem & Paisagismo
Abordam noções de plantio e manutenção de jardins, manejo de ferramentas e do solo, espécies adequadas para a área urbana, reprodução de mudas e estética dos espaços verdes. Mostram também a importância do Sistema Agroflorestal e da cobertura orgânica para a fertilidade do solo.

Arte Urbana – Criatividade em Artes Plásticas
Transmitem noções básicas de desenho, pintura acrílica, técnicas de spray, criação de ícones e personagens, uso de cores e desenvolvimento de texturas. Instigam os participantes e expressar as características de sua comunidade através da arte reproduzida em estruturas públicas.

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Liderança
Programada para a segunda fase do projeto, tem o objetivo de capacitar jovens lideranças a produzir textos, vídeos, fotos e áudios que registrem suas intervenções no bairro, alimentando o portal do projeto com conteúdos multiplicadores e propondo uma rede online de gestores de espaços públicos.

Site: http://canteiroscoletivos.com.br/

Águas do Jacuípe

O projeto Águas do Jacuípe surge com o objetivo de construir coletivamente uma proposta de sustentabilidade socioambiental no semiárido por meio do reflorestamento de matas ciliares de dois afluentes do Rio Jacuípe: Riacho do Urubu e Rio Camizãozinho, localizados em Várzea da Roça-BA, utilizando Sistemas Agroflorestais – SAFs. O projeto prevê o apoio às famílias na construção da transição agroecológica em algumas unidades produtivas familiares; a construção de um Viveiro Escola, dois Bancos de Sementes Crioulas e Nativas, serão implementadas 20 Tecnologias Sociais de reaproveitamento e armazenamento de água.
Essas ações, além de cursos, encontros e mutirões utilizam a educação ambiental com foco no consumo consciente e na conservação dos recursos naturais.
O município de Várzea da Roça, localiza-se no centro-norte do Estado da Bahia, a 315km de Salvador e faz parte do Território de Identidade Bacia do Jacuípe. Segundo o último censo demográfico (IBGE, 2010), a população do município é de 13.786 habitantes, sendo 7.305 residentes no campo, o que se explica pelo fato de cerca de 80% das propriedades rurais serem de agricultores familiares.
Todo o trabalho parte de uma perspectiva pedagógica de construção coletiva do conhecimento, por isso mesmo, será de grande importância a participação e o envolvimento da comunidade local e dos parceiros para que se alcance o objetivo proposto.

Mulheres Organizadas: Um Desejo, Nossa Ação!

O projeto Mulheres Organizadas: Um Desejo, Nossa Ação! realizado pelo Núcleo Sertão do IPB com sede em Várzea da Roça, apoia os grupos produtivos de mulheres dos municípios de Quixabeira e Várzea da Roça. A intenção é fortalecer os grupos produtivos de mulheres do campo com base na Agroecologia, na Economia Solidária e no Feminismo, tendo como objetivo ao longo de 2 anos, a formação da rede de Mulheres do Jacuípe.
O projeto é financiado pela SETRE - Secretaria de Trabalho, Renda e Esportes do Estado da Bahia. Desde seu início em julho de 2013 um leque de ações foram realizadas, com a parceria de atores locais importantes para as mulheres do campo.
Assim, houve na primeira fase um processo de identificação e aproximação dos grupos de mulheres através dos diagnósticos baseados em metodologia participativa. Além disso, estão sendo realizadas várias oficinas de formação e capacitação, como identidade visual coletiva, cooperativismo e relações de gênero, entre outros.
Atualmente, Mulheres Organizadas: Um Desejo, Nossa Ação! foca sua atenção a nível municipal na intermediação do processo do PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar e na criação de uma feira agroecológica quixabeirense.

Blog: http://mulheres-organizadas.blogspot.com.br


Sementes da Chapada Diamantina – O saber dos quilombolas na preservação da agrobiodiversidade.

O sistema de registro do patrimônio imaterial brasileiro relacionado aos "sistemas agrícolas tradicionais" vem despertando a atenção de diversos setores da sociedade. Este tema está inserido no conteúdo da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) que propõe tratar da proteção desses conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade.
Neste sentido, este projeto pretende trabalhar com o resgate de conhecimentos ancestrais de comunidades remanescentes de quilombos, trazendo em pauta a resignificação de práticas culturais que interagem de forma sustentável com o meio ambiente.

O objetivo central do projeto será promover a valorização do conhecimento tradicional sobre a agrobiodiversidade, com foco nas sementes crioulas, por meio do diálogo entre a identidade cultural, ecologia e educação nas comunidades quilombolas de Barra e Bananal, no município de Rio de Contas/BA.

Os resultados esperados com a finalização deste projeto são: valorização dos saberes quilombolas ligados à agrobiodiversidade; mapeamento e documentação realizada com produto impresso e audiovisual, além de sua divulgação na esfera local, regional, estadual e nacional; resgate e fortalecimento da utilização de sementes nativas e crioulas o que proporciona a preservação deste patrimônio imaterial; divulgação da importância do patrimônio cultural imaterial dos saberes culturais ligados a conservação da biodiversidade da Chapada Diamantina; aumento da possibilidade de agregação de valor socioambiental dos produtos locais incluindo a segurança alimentar destas comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas.

Aroeira – Centro de Diversidade

Construir um ambiente em que possa fortalecer os trabalhos em grupo e melhorar as práticas adequadas ao semi-árido para o aumento da renda, segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e acesso as novas tecnologias. A propriedade da associação e união dos membros servirão de modelo para a agricultura familiar na região."
O projeto prevê diversas ações que serão toda realizada dentro da área de propriedade da associação e que seus membros já trabalham há alguns anos. Isso possibilitará ampliar as atividades agrícolas e educativa dos participantes, não individualmente, mas sim em grupo. Tais atividades aumentará a segurança alimentar a renda e o conhecimento dos envolvidos. As ações do projeto prevê a criação de animais de pequeno porte, mais especificamente abelhas, galinhas e cabras, que serão criadas de forma adequada às condições do semi-árido. Além das culturas anuais serão realizados também o plantio de árvores nativas e fruteiras prealizados pelos participantes, serão construídas também uma horta e um viveiro. A horta será utilizada, primeiramente, para fornecer alimentos cultivados totalmente sem agrotóxicos para as famílias dos associados e, em um segundo momento, para a venda nas comunidades próximas e na feira do município. Por sua vez, o viveiro produzirá mudas que servirão para recuperação de áreas degradadas nas propriedades dos associados, plantio na propriedades da associação e dos policultores, bem como para comercialização.
Alem dos plantios o projeto também realizará atividades de visitas ao centro, essas visitas serão realizadas por alunos das escolas desse município onde terão contato com as atividades agricolas e tecnológicas. Será construído um blog onde serão postados fotos e filmes realizados das atividades na propriedade, além do acesso a internet pelos participantes do projeto.
O uso das tecnologias serão realizados pelos participantes tanto na propriedade da associação como tambem no ponto de apoio do projeto.

blog: http://aroeiradiversidade.blogspot.com.br/