domingo, 6 de julho de 2014

IPB e Canteiros Coletivos celebram fim das atividades do Formação Cidadã


Foto: Leila Aquino
Dez meses de muitos plantios, pinturas, vídeos tutoriais, trocas de saberes, novas amizades e um contato cada vez mais íntimo com os espaços públicos de Salvador. O projeto Formação Cidadã, desenvolvido pelo Movimento Canteiros Coletivos em conjunto com o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB) e com apoio do Oi Futuro, encerrou as atividades no início de junho com uma atmosfera de alegria e afetividade nos espaços do Parque Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas, e da comunidade do Gantois, na Federação. Nestes dois lugares foram desenvolvidas práticas de arte urbana, ecologia, jardinagem e comunicação envolvendo mais de 300 participantes e 145 voluntários universitários de setembro de 2013 a junho deste ano.

O fim do projeto foi celebrado com ocupações culturais envolvendo o grupo de meditação Arte de Viver, artesãos, apresentações de karatê e dança flamenca, o conjunto musical Bonde da Sonora (que realiza intervenções no Largo dos Aflitos), intervenção urbana de uma galera do Espírito Santo (que pendurou um balanço em um árvore centenária do Solar), bába no Gantois, a performance artístico-musical Tons Atonais, de Thiago Nazareth e Anderson Petti, além da parceria do Cine Teatro Solar Boa Vista, que sempre contribuiu com sua estrutura, do Coletivo Jota, que levou ao parque um grupo de hip hop, do GRID – Plantando Arte, do Curiar – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, e da Associação de Moradores da Rua Treze, do Gantois.

Toda essa costura de arte, meditação, mobilização e encontros é resultado da mais importante missão deste projeto: mostrar aos moradores de Salvador que os espaços públicos têm um potencial imenso para o convívio social com paz, cultura e lazer, mas que cada um de nós tem um papel fundamental no ato de tornar estes lugares prazerosos, bem cuidados e dignos de ser utilizados.

A equipe do projeto Formação Cidadã, em nome dos Canteiros Coletivos e do Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), agradece imensamente a participação de todos e todas, e convida essa legião de transformadores de áreas públicas a revisitar os locais das oficinas, convidar amigos e familiares a conhecer o que foi desenvolvido e, principalmente, a continuar plantando e levando arte aos canteiros, parques e praças da cidade.
Foto: Leila Aquino


Formalmente, finalizamos um lindo projeto, conquistado graças à determinação de muita gente que acredita na gestão participativa da cidade, mas continuamos a sair por aí, com novas intervenções urbanas, sempre dispostos a contagiar mais e mais formiguinhas que contribuam para o bem viver da capital soteropolitana.

A partir deste Portal, que é um legado do projeto Formação Cidadã, novos encontros e ações serão divulgados, e um mapa de gestores cidadãos de áreas públicas verdes urbanas aos poucos vai se formar em um mapa interativo. Aqui você também vai conhecer novas histórias de ocupações da cidade, experiências, vídeos e dicas de plantio e arte.

Precisamos de verde, precisamos ocupar nossos espaços. O que menos precisamos agora é perder o pouco verde que nos resta.

#planteárvores

Nenhum comentário: