terça-feira, 25 de março de 2014

Início da I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia

Hoje começa a I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia!
A Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia é uma iniciativa de fomento às práticas agroecológicas do Estado, organizada pela AABA- Articulação de Agroecologia da Bahia.
O IPB - Instituto de Permacultura Bahia  está diretamente envolvido na organização desse evento. Uma das 3 rotas que acontecerão, a  Rota Lilás, apresentará a experiência de um dos grupos acompanhados pelo projeto Mulheres Organizadas: Um Desejo, Nossa Ação. Segue abaixo a descrição dessa rota:
A Rota Lilás fala sobre Comercialização e finanças solidárias,  Iniciativas das Mulheres e Experiências de Organização Comunitária para o Desenvolvimento Local
Essa rota de manhã visitar a experiência da Feira Agroecológica e da Rede Territorial das Feiras Agroecológicas em Jacobina. A tarde conhecerá o povoado de Jaboticaba, situado em Quixabeira, onde serão apresentadas várias experiências de organização comunitária para o desenvolvimento local, primeiro com o grupo produtivo de mulheres comercializando alimentos e artesanatos e, também, com a apresentação da APPJ – Associação dos Pequenos Produtores de Jaboticaba e a EFA-Escola Família Agrícola.
As iniciativas das feiras foram organizadas pela COFASPI- Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte, que primeiro organizou em 2004 os agricultores produzindo de forma orgânica com curso de produção. Desde então existem 2 feiras acontecendo Nas quartas-feiras e nas sextas-feiras no centro de jacobina. Em 2012 e 2013, foram depois organizadas outras feiras nos municípios de Caém, Saúde, Capim Grosso, Miguel Calmon, Mirangaba, Várzea Nova, Umburanas... Alguns dos produtores foram beneficiados por cisternas de produção pelo programa P1+2. A experiência da feira agroecológica é um ótimo exemplo da Economia Solidária, pois a iniciativa é financiada por Fundo Rotativo Solidário, mecanismo que permite o dinheiro chegar às mãos de cada associado. Uma das características mais marcantes das feiras agroecológicas do Piemonte é maneira de comercializar, tendo como base a economia solidária e priorizando o comércio justo da produção excedente.
A Agricultura Familiar vem sendo apoiada por várias entidades no município de Quixabeira que está situado no Território da Bacia do Jacuípe. Entre elas, vale destacar a nível municipal o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR, da Prefeitura e da Associação das Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira-AMTQ, todos eles articulados mediante o movimento social.
Na zona rural, o povoado de Jaboticaba apresenta várias iniciativas de organização comunitária que servem de exemplo para o desenvolvimento local. Esse povoado, que está localizado perto das margens do rio Jacuípe vem se organizando desde os anos 80, mediante um grupo eclesiástico de base. Primeiro surgiu através das ações de moradores a Escola Família Agrícola-EFA. Essa Escola permite educar os jovens de forma contextualizada com o semiárido, ensinando-os não somente as disciplinas de educação convencional, mas também o trabalho da roça e o convívio em comunidade. Os jovens ficam na escola em regime intensivo e realizam todas as tarefas necessárias à manutenção da escola. A partir dessa primeira inciativa, surgiu um projeto de extensão da EFA, principalmente destinado para as famílias desses jovens. Foi assim que nasceu o Conviver que está sendo realizado até hoje e que teve um leque de ações como assistência técnica, cursos de beneficiamento da matéria prima local, festival da Convivência etc.
O projeto permitiu o fortalecimento de vários grupos de mulheres no município inclusive do Grupo de Mulheres de Jaboticaba que produzem artesanatos e alimentos. Essas mulheres se organizaram também com o apoio da Igreja Católica e conseguiram dessa forma se estruturar com a aquisição de equipamentos e de uma casa de beneficiamento. O grupo hoje consegue comercializar seus produtos mediante o Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE e a Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – COOPES.


Nenhum comentário: