domingo, 20 de outubro de 2013

Núcleo Sertão do IPB Lança o Projeto Águas do Jacuípe

Foto: Eliane Reis
Hoje é um domingo de festa em Várzea da Roça, onde o Núcleo Sertão do Instituto de Permacultura da Bahia e a comunidade varzeana se reuniram para celebrar o Lançamento do Projeto Águas do Jacuípe.

Depois da abertura com a apresentação da Orquestra de violão do ProJovem, ouvimos os depoimentos dos parceiros, seguidos de uma apresentação geral do projeto, por parte da equipe técnica do Águas do Jacuípe.

Foto: Eliane Reis
O Projeto Águas do Jacuípe começa suas atividades num momento em que o poder público local e os movimentos sociais já vinham discutindo formas de atuação para a sustentabilidade da Bacia do Jacuípe, que depois de um longo período de seca, apresenta baixo nível de água na barragem do Jacuípe.

“Várzea da Roça está vivendo hoje um momento histórico”, ressaltou Zó Araújo representante da UNAVAR, uma das associações parceiras do Projeto Águas do Jacuípe, nos lembrando da importância de projetos e iniciativas que discutam as questões ligadas a preservação do meio ambiente. Em um dia em que se sucederam depoimentos emocionados sobre a importância da água, da terra e da natureza em nossas vidas e como a nossa atuação no meio ambiente pode ser a garantia de sustentabilidade no semiárido.

Foto: Eliane Reis
A Fundação Gibão de Couro encenou uma dramatização sobre a convivência com o semiárido onde os personagens discutiam a importância da água e o quão sofrido é viver sem esse elemento. 
O fechamento do evento ficou por conta do ecopedagogo Reis Oliveira, que comoveu os participantes na mística de encerramento, nos advertindo que “sem água não há vida!”.

O Águas do Jacuípe tem pela frente a missão de recuperar áreas degradas das nascentes do rio Camizãozinho e Riacho do Urubu, além da criação de banco de sementes e um viveiro escola, onde serão criadas as mudas para o reflorestamento das matas ciliares.

Foto: Eliane Reis
 O Projeto é realizado Instituto de Permacultura da Bahia, com patrocínio da Petrobras e parceria da UNAVAR - União das Associações de Várzea da Roça, STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, CODES - Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe e Prefeitura Municipal de Várzea da Roça.


Nenhum comentário: