quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Governo lança Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica


Foto: Leila Aquino
Hoje (16/10) comemoramos o dia da alimentação, amanhã (17/10) o governo fará o lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Planapo, às 11h, na 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
 
O Planapo é o principal instrumento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), instituída pelo decreto presidencial nº 7.794/2012, em agosto de 2012, é uma política pública construída de maneira participativa através de um intenso debate entre diferentes órgãos do governo e dos movimentos sociais da floresta e do campo em diferentes biomas brasileiros.
Dividido em 4 eixos estratégicos: produção, uso e conservação de recursos naturais, conhecimento, comercialização e consumo. Uma das metas do Planapo é disponibilizar R$ 655 milhões em segurança hídrica para produção nas unidades de produção familiar, à agroindustrialização e acesso a mercados e para o fortalecimento das dinâmicas sociais e de redes.
Foto: Leila Aquino
Espera-se também promover, ampliar e desenvolver iniciativas que contribuam para a redução do uso de agrotóxicos e aplicar R$ 3,4 milhões em ações de fortalecimento à organização da produção orgânica e de base agroecológica no Programa de Organização Produtiva de Mulheres Rurais. Fortalecer a autonomia e emancipação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica, promovendo sua permanência e a sucessão no campo, é outra meta do Planapo.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA e Federação dos Trabalhadores na Agricultura - Fetagro

Nenhum comentário: